Tamanho de fonte
Atualizado em sexta-feira, 27 de março de 2020 - 19h04

Cobras peçonhentas

E a importância do Araguaia
Episódio da semana foca nas cobras / Divulgação Episódio da semana foca nas cobras Divulgação

A Band exibe nesta segunda, 30, às 22h45, a faixa Documento Band, que vai exibir as melhores matérias produzidas pelo jornalismo da Band. Nesta edição os temas são o mercado dos pets e um especial sobre corais.

O programa começa mostrando o giro dos repórteres Gilberto Smaniotto e Anísio Barros que durante duas semanas, foram conhecer de perto o trabalho de quem lida com esses bichos.

São biólogos, veterinários e pesquisadores que correm contra o tempo para salvar algumas espécies da extinção, além de extrair o veneno das cobras para desenvolver novos medicamentos.

A equipe de reportagem se encheu de coragem e visitou a Ilha da Queimada Grande, no litoral paulista, conhecida também como "a Ilha das Cobras".

O local, considerado um dos mais perigosos do mundo, é o único habitat de mais de duas mil jararacas-ilhoas, um tipo de serpente cujo veneno é capaz de levar uma pessoa adulta à morte três horas após a picada. De grande interesse científico, a jararaca-ilhoa corre o risco de sumir do mapa.

A edição vai revelar algumas curiosidades sobre o mundo das cobras e mostrar o que fazer se der de cara ou for picado por algum desses animais, que provocam tanto medo quanto fascínio.

Já a segunda parte do programa é comandada por Valteno de Oliveira, que percorre de carro e de barco os mais de 2 mil quilômetros do rio que atravessa a região do cerrado e passa ainda por quatro estados.

 

A equipe do programa ainda visita o Parque Nacional das Emas e encontra um dos símbolos da região, a temida onça pintada, e revela o trabalho de proteção da espécie.

Na Ilha do Bananal, a reportagem mostra a maior ilha fluvial do mundo e a população indígena que mora na região.

Além disso, tem os acampamentos de luxo nos bancos de areia que atraem milhares de turistas seduzidos pelas belezas das praias do rio Araguaia.

A faixa Documento Band vai ao ar nesta segunda, 30, às 22h45.

Acesse o site

Horário de Brasília

HD onde disponível

 

*Sob supervisão de Pedro Battesini


REDES SOCIAIS Instagram Facebook